sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aliados

O Movie Marketing
Integrando o Marketing as industrias cinemátograficas, surgiu uma nova categoria na divulgação de filmes. Era preciso um mecanismo que atrai-se o público para a produção, assim surge o Movie Marketing. Seu propósito é trair o maior número de pessoas para um determinado longa utilizando diversas mídias.
Assim as produtoras incorporaram em suas atividades o Movie Marketing destinando boa parte de seu orçamento nele. De acordo com a Motion Picture Association América ( MPAA ) divulgou sobre uma super produção de US$106,6 milhões investiu US$39,9 milhões no Movie Marketing.
Então o caso passa a ser simples: o produtor lança o produto e espera a satisfação do público. E para que isso ocorre é necessário uma boa estratégia com divulgação inteligente. E partindo disso segue “as leis” do Marketing, primeiramente destacando o público-alvo e enquadrando-o da melhor maneira.
A propaganda.
Uma grande ajuda, se não a maior de todas foi a publicidade em favor dos filmes. Ambos então eram vistos juntos em todos os setores da promoção. A começar pela divulgação dos filmes. O cinema e a publicidade apresentam características comuns e outras muito próximas, como a linguagem por exemplo.
E esse relacionamento dura a tempo, afinal muitos cineastas já trabalham ou ainda atuam na publicidade. Temos nesse ramo nomes como Carlos Manga e Federico Fellini que tem em seus históricos videoclipes e comerciais para tv. A diferença de um cineasta para um publicitário está ligado a realização final mesmo. Num filme a história não é contada em menos de 60 minutos, já na divulgação é possível a sua realização em menos de 60 segundos. A produção de uma “superprodução” se da inicio então nos trailers.

Texto: Filipe Martins
Bibliografia:
BOURDIEU, Pierre: A televisão na publicidade. São Paulo: Jorge Zahar, 1999.
GOMES, Neusa Demartini: Publicidade, comunicação persuativa. Porto Alegre: Sulina 2003.
METZ, Cristian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1968.
KOTLER Phillip. Marketing.São Paulo: Atlas, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário