quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estranheza - Filipe Martins

Tenho uma familia que segue uma tradicional religião - cristianismo.
Uma vez minha mãe e eu fomos a um culto evangélico a convite da minha tia.
Me senti perdido logo no inicio pois todos falavam juntos e alto repetindo quase sempre as mesma coisas. Como somos de outra religião ficamos os dois sem saber o que fazer, se falassemos não sabiamos o que dizer e se tinha que ser mais alto ou no mesmo tom. Parecia uma competição de quais cordas vocais eram mais potente. Na dúvida ficamos quetos mesmo.
Para piorar tinha gestos, alguma pessoas levantavam os braços, outras balançavam, tinha quem ajoelhava e outros fazia toda uma dramatização. Diante disso resolvemos que mesmo que soubessemos não fariamos igual. E assim o culto seguiu por um longo tempo e nós lá apenas em pé olhando de uma pessoa a outra sem abrir a boca e evitando nos olhar para não rir.
Ao final o presidente da celebração nos chamou e disse a todos que eram visitantes e que nunca estivemos num culto antes (como se ninguém tivesse reparado). Assim ele pediu a todos que visessem uma oração a nós e começou todo mundo a falar junto de novo com as mãos estendidas em nossa direção. Ficamos com receio.
E liberados para poder ir embora, agradecemos a minha tia e fomos embora. No caminho não conversamos, pois estavamos tentando entender tudo o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário